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ZENGOLDÁBIL


Não a ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que -fazeres se encontram um corpo do outro. Enquanto ensino contínuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade (FREIRE, 2007, p. 29).

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Ensino e Aprendizagem

** EDUCAÇÃO INFANTIL ** SÉRIES INICIAIS **

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20 de nov. de 2010

MONOGRAFIA: Resumo

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Trabalho de Conclusão de Curso

O trabalho pedagógico inclusivo na EJA e os alunos com deficiência intelectual: concepções de professores.
Trabalho  de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do título de licenciatura em Pedagogia.

RESUMO

A educação inclusiva (Modesto,2008), é um processo dinâmico, evolutivo, motivo de discussões, pesquisas e estudos na área educacional. Os sistemas educacionais buscam a construção de modos de organização estrutural e pedagógicos que contemplem novas práticas de educação, além de procurar novas concepções e princípios teóricos que atendam as formas do ensinar e aprender na escola inclusiva. A educação de jovens e adultos, modalidade educacional, legitimada pela legislação é entendida como um direito do cidadão e dever do Estado em promover a escolarização daqueles que não tiveram oportunidade de frequentar ou concluir o ensino fundamental em idade própria. O presente estudo tem como tema, O trabalho pedagógico inclusivo na EJA e os alunos com deficiência intelectual: concepções de professores. Tem como objetivo geral compreender o trabalho pedagógico inclusivo na educação de jovens e adultos do 1º segmento, em uma escola xxxxx do xxxxxxx e como objetivos específicos buscou-se analisar as concepções das professoras do estudo em relação ao processo de inclusão de alunos com NEE, nas turmas regulares, identificar as concepções dessas professoras sobre a deficiência intelectual, analisar os pontos relevantes indicados pelas professoras em relação ao sistema de apoio: a sala de recursos multifuncionais, analisar a prática pedagógica dessas professoras com relação aos métodos, estratégias, avaliação e promoção na escola inclusiva. A pesquisa baseou-se na metodologia qualitativa. O referencial contou com a história, legislação, princípios e pressupostos da EJA e da educação especial; concepções e perspectivas da educação inclusiva e as considerações acerca da deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural. Fizeram parte desse estudo como sujeitos de pesquisa duas professoras que atuam no 1º segmento da EJA: uma professora da sala de recursos/apoio multifuncional e uma professora regente da turma regular. O campo escolhido foi um xxxxxx xxxxx  educação de jovens e adultos, instituição xxxxxx do xxxxxxx. Os dados foram construídos a partir dos seguintes instrumentos de pesquisa: a observação, a entrevista semi-estruturada e a análise documental. Os dados e os resultados da pesquisa foram divididos em quatro categorias temáticas: Concepção das professoras sobre a educação inclusiva e o processo de inclusão de alunos com NEE, apontando que a educação inclusiva requer a reestruturação escolar e que o processo de
inclusão é uma proposta dinâmica e construída em colaboração; Concepção das professoras sobre deficiência intelectual e a aprendizagem desse alunado: o resultado dessas concepções aproximou-se da perspectiva histórico-cultural; A sala de recursos multifuncionais, como sistema de apoio aos alunos com deficiência intelectual: os dados revelaram práticas com orientação inclusiva importantes no apoio à aprendizagem dos alunos, mas, requer formas de colaboração mútua com a sala regular; O trabalho pedagógico inclusivo: métodos, estratégias, avaliação e promoção na escola: indicou que os professores reconhecem e entendem que as práticas educacionais precisam ser recriadas e refletidas em processo continuo. Com os resultados finais obtidos constatou-se a intencionalidade do sistema educacional de realizar mudanças e as professoras se reconhecem como parte integrante do processo.

Palavras-chave: EJA, Trabalho Pedagógico Inclusivo e Deficiência Intelectual.

Obs: O trabalho na íntegra será disponibilizado aos interessados através de email  

MATERIAL: EDUCAÇÃO INFANTIL e SÉRIES INICIAIS